Pensa Pixel

Gostaria de ter escrito isso

Para aqueles que procuram alguém para trabalhar de graça… acordem para o mundo real, por favor.

Diariamente, existem mais e mais pessoas procurando por “artistas”, que vão desde design de carro a história em quadrinhos, para produzir uma logomarca. Mais pessoas se vêem necessitadas por algum tipo de serviço de ilustração.

Mas o que não percebem, infelizmente, é que são raras as pessoas com esse tipo de talento.

Para aqueles que estão à procura de “artistas”, pergunto: Quantas pessoas você conhece, pessoalmente, que possuem tal talento e habilidade para efetuar o serviço? Uma dúzia? Cinco? Um? Nenhum?

Mais do que provável, nenhum. Sendo assim, você não deveria postar no Craigslist (Craigslist é uma rede de comunidades online centralizadas que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários. São anúncios de diversos tipos, desde ofertas de empregos até conteúdo erótico.) em busca dessas pessoas.

E isso não é surpresa nenhuma.

Nesse país (EUA. Talvez aqui no Brasil também), há quase duas vezes mais neurocirurgiões que ilustradores profissionais. Há onze vezes o número de mecânicos certificados. Há SETENTA vezes o número de pessoas no campo de TI (Tecnologia da Informação).

Então, dado que são menos raros e em demanda, faria sentido você pedir a algum mecânico fazer todo o trabalho de graça? Você o olharia nos olhos, sendo direto, e diria que, como conseqüência peloo serviço, ele teria o seu trabalho mostrado a outros enquanto passeia pelas ruas?

Você ofereceria a um neurocirurgião a “oportunidade” de ter o nome dele em seu currículo como pagamento por ter removido o incômodo tumor? (Talvez você possa oferecer “uns trocados” pelos “materiais” utilizados.)

Você consideraria seriamente em oferecer ao seu serviço de hospedagem a chance de ter o trabalho dele visto por todos aqueles que visitam o seu site como forma de pagamento?

Se respondeu “sim” para qualquer resposta acima, provavelmente você é louco. Se respondeu “não”, então parabéns por viver no mundo real.

Pois veja bem. Porque seria certo viver nessa ilusória, ridícula fantasia de procurar por alguém com capacidades inferiores para tais funções?

Artistas gráficos, ilustradores, pintores, etc., são pessoas capacitadas. Portanto, tendo-os como profissionais que não merecem o mínimo de seu respeito é visto como um insulto e má reflexão de sua parte. Em poucas palavras, te faz parecer um bobo.

Algumas coisas que precisam ser ditas:

1 – Não é uma “ótima oportunidade” para um artista ter o trabalho mostrado no seu carro/zine/site/pendurado na parede do seu quarto, etc. Porém, sim, uma “ótima oportunidade” de você ter tais trabalhos nesses locais.

2 – Não é sensato procurar alguém que esteja começando, como um estudante, para ter um trabalho feito de graça. Podem ser estudantes, mas isso não significa que não precisa ter o seu trabalho devidamente pago. Nós fomos estudantes um dia. Você aceitaria trabalhar para o McDonalds de graça só porque você está começando a aprender as habilidades necessárias? Sim, sua proposta é tão estúpida quanto.

3 – A chance de ter o trabalho visto, seja por uma ou um milhão de pessoas, não é uma proposta sensata. Nem mesmo ter o seu trabalho em algum portfólio alheio. Eles terão que fazer isso de qualquer maneira após serem pagos como devem ser. Não é por recompensa, pois é direito do artista.

4 – Não pense que está dando a eles a maior oportunidade do mundo por um trabalho. Assim que o seu anúncio é ignorado, como deveria ser, o próximo na lista é advindo de alguém que irá pagar pelo serviço. Existem muito mais trabalhos precisando de tais habilidades do que pessoas que a possuem.

5 – Estudantes realmente precisam de experiência. Porém não de graça, até porque nem mesmo  isso garante a experiência da qual realmente precisam.  De qualquer forma, alguém que não irá pagar obviamente não deve ser incluído nas referências de trabalho. Ou você pensa que os profissionais contratantes colocam em seu currículo ter concertado o degrau da casa da avó quando tinham 17 anos?

6 – (Este é para os artistas. Por favor, prestem atenção). Alguns pedirão para que você envie se trabalho para ser avaliado. Talvez sejam alguns deles parte de algum tipo de concurso. Mas geralmente são copiadores. Eles terão em mãos trabalhos enviados por artistas que querem ganhar algum concurso, ou ser escolhido para uma exposição, ou o que acharem ser melhor. Então, terá sempre alguém trabalhando para eles,  geralmente alguém que cobre muito barato ou sem talento, para fazer algumas pequenas modificações no seu trabalho, e declarar como deles. Você não será pago, e muito menos ganhará um concurso. Isto é trabalho de especulação.

É arriscado, no mínimo, ou completamente uma fraude. Peço que evitem ao máximo. Para mais informações sobre isso, acessem No-Spec.

Então, artistas/designers/ilustradores/fotógrafos a procura de trabalho, façam um favor, especialmente para vocês próprios, evitem por completo quem não quer pagar pelo o seu trabalho. Não importante se é alguém querendo que você participe de uma exposição, ou alguém que apenas queira ter o seu trabalho pendurado na sala de visitas. Eles precisam de você. Você não precisa deles.

E para aqueles que procuram alguém para trabalhar de graça, por favor, acordem para a vida. Você estará insultando as pessoas das quais habilidades você necessita.

Dave D’Esposito of ArtMonkey Studios, Inc.

OBS: Texto traduzido, por Goldemberg Fonseca, do original “I wish I had written this”  postado no site No-Spec.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s