Diga ao mundo que você existe

don't suckInfelizmente ainda no Brasil há uma absurda falta de títulos a respeito de mercado fotográfico, o que dirá então de livros que ajudem fotógrafos, ou creativos, a melhor firmarem o seu espaço. Então, para sabermos um pouco a mais como funcionam as engrenagens desse negócio, temos que recorrer a títulos de língua estrangeira, principalmente em inglês. E o que não faltam são boas opções para nos ajudar a lidar com o dia-a-dia desse mundo que vai além das qualidades artísticas.

Eu estou lendo o ótimo e objetivo livro “Tell the world that you don’t suck: modern marketing for commercial photographers”, escrito por Leslie Burns-Dell’Acqua. Interessante salientar que é uma leitura simples e direta no intuito de ajudar a encontrar sua voz, posição enquanto fotógrafo, e assim contar ao mundo que tipo de profissional de imagem você é.

Para ilustrar o que disse acima, coloco abaixo, em Português, algumas dicas simples que são dadas ao final do livro que valem à pena para construir um pensamento profissional fotográfico.

10 mandamentos fotográficos

  1. Saiba e aceite que você irá errar: Você irá esquecer uma bateria ou bagunçar um estúdio ou esquecerá de confirmar com um estilista ou algo do tipo. Nada disso é mortal. Você é um solucionador criativo de problemas, então saberá com lidar com a situação.
  2. Você não é suas imagens: Se mostrar teu livro para alguém, e eles não gostaram, não pense que isso é pessoal. Arte é subjetivo. Apenas porque teu trabalho não é bom para eles não significa que você é ruim.
  3. Não importa o quanto você sabe, sempre alguém saberá mais: Sempre aprenda e se esforce para aprender. Faça aulas. Ouça os clientes. Seja aberto a idéias.
  4. Não se restrinja: Talvez você saiba exatamente o que quer fotografar, mas se parar aqui ou superfocar em apenas fazer tal fotografia, então talvez perca uma foto melhor. Tente.
  5. Trate as pessoas menos experientes com respeito, deferência e paciência: Sr. João, cliente coporativo, talvez ofereça uma fraca idéia para uma sessão. Seja gentil – ele está tentando. Seja gentil com seus assistentes e outro da equipe enquanto estiver nisso. Você não é nenhum deus (leia #1 novamente), porém apenas mais uma pessoa (mesmo que você tenha talento numa área que eles não tenham). Não seja um egoísta babaca.
  6. A única constância no mundo é a mudança: “Enquanto estamos aqui, podemos apenas fotografar…” e (no estúdio) “Eu acho que precisamos de uma modelo loira” e semelhantes a isso são oportundiades, e não dificuldades – se assim escolher pensar dessa maneira. O mercado e tecnologias também mudam. Esteja aberto à mudança.
  7. A verdadeira autoridade vem do conhecimento e não de sua posição: Você não força um cliente a te respeitar, porém você consquista sua confiança em demonstrar profissionalismo com compaixão e abertura a todas as oportunidades.
  8. Lute por aquilo que acredita, mas sabiamente aceite a derrota. O cliente talvez diga que quer o seu estilo, mas às vezes o chefe do chefe do cliente quer o que ele quer simplesmente. Diga suas idéias, lute por isso com vontade, e desista quando verá que nada mudará… e deixe certo o pagamento.
  9. Entre em contato: Não espere que as pessoas entrem em contato contigo apenas porque você tem uma página na internet, ou por ter mandado algum material promocional. Você precisa sair e ir ao encontro deles. Quando mais assim o fizer maiores serão suas chances de fazer contato com alguém.
  10. É arte – não um tumor: Se você acha que o trabalho é muito sério, ou muito penoso, então leve em consideração mudar de carreira. Você precisar amar o que faz – fotografar tem que ser prazeroso, uma libertação, uma paixão – precisa ser algo gostoso. Se você realmente não gosta disso, então tem que (re)procurar uma nova diversão/paixão/prazer. Do contrário, você pode trabalhar com algo que regularmente te pague e tenha seguro.
Compre o livro (em PDF ou em papel).
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s