Pensar ao fotografar

dave-duchemin-within-the-frameDias desses resolvi baixar um livro com o qual há tempos me deparava, mas achava que não tinha muito a acrescentar. “Within the frame – The journey of Photographic vision”, de Dave duChemin. Para minha surpresa, estou gostando. Trata-se simplesmente de algo sobre o pensar antes de fotografar, coisa que eu persigo desde que comecei a fotografar. Que é notavelmente fazer da câmera uma extensão de meus pensamentos, de minha criatividade, e logo de meu corpo. Nada mais que criar uma contexto para um fotografia, já que uma boa fotografia conta uma história (ou várias) para todos e não somente a mim, criador de tal criatura. Não à toa que em muitas vezes achamos fotografias estéticamente complexas, porém vazia.

Outro motivo que me fez ler tal livro, foi saber que o mesmo é endossado por Joe McNally, tanto que o prefácio é de sua autoria. E copiando suas palavras, após ler tal livro você nunca mais será o mesmo. Afinal tudo foi escrito de uma maneira mais aprofundada por alguém que sempre vai além, mas não torna a leitura em breves tutoriais, e assim tudo fica mais gostoso e simples de se fazer.

Sobre o que é realmente o livro?

Para dizer, uso um pequeno parágrafo escrito pelo próprio autor:

“Este é um livre sobre a paixão por fotografias de pessoas, lugares, e culturas. É um livro sobre perseguir sua visão e contar histórias tão bem e passional quanto possível com fotografias convincentes. É um livro para quem quer fotografar lugares ou pessoas que amam, mesmo que vá viajar pelo mundo para isso. E também deve saber sobre o que esse livro não é. Náo é um manual; sua câmera vem com um. Não é um livro que te diz exatamente o que fazer ou como. E é menos ainda um livro de “fotografia de viagem”.”

Compre ou baixe o livro.

Deixe uma Resposta

