Com que cor eu vou?

David laChapelle

É bem certo que fotógrafos, designers, diretores  de criação, fashionistas,  ilustradores, criativos em geral sempre precisarão saber como usar corretamente as cores para um melhor resultado do que produz. Saber quais cores são complementares de outras; quais são as opostas; quais são os tons de uma mesma cor; quais são quentes ou frias. Certamente facilita muito quando se tem mente, pelo menos, um pouco dessa teoria para sempre poder recorrer em caso de bom senso.

Annie Leibovitz

No caso da fotografia o uso de cores é irrestrito. Óbvio. Filtros para mudar os tons da cena; gels para as cores da iluminação; quais cores são melhores para o fundo para se destacar as roupas num ensaio de moda; o uso correto ou criativo do Balanço do Branco (White Balance); qual cor ulitizar para denotar alegria ou tristeza; vários são os usos e esses são apenas alguns que me vem a mente agora. Outra coisa que me ocorre agora são exemplos de dois fotógrafos que utilizam cores de maneiras bem distintas: Annie Leibovitz e David laChapelle. A primeira costuma fazer uso de tons pastéis, calmos, clássicos para denotar elegância; enquanto o segundo utiliza tons quentes, fortes, contrastantes sempre em tom de provação, de um caos controlado que é ícone de seu trabalho.

Para ajudar a encontrar qual a cor mais adequada indico visitar os dois sites abaixo. De certa forma são complementares. Enquanto o Adobe Kuler é restrito a criação de paletas de cores de vários tipos de maneira intuitiva, assim como compartilhar e comentar, o ColourLovers faz o mesmo porém com um pouco mais de conteúdo como, por exemplo, artigos sobre as cores utilizadas nas roupas por Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s, 1961). Confira clicando na legenda das imagens abaixo:

Adobe Kuler

ColourLoves

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