Modelando e posando – flexione as articulações

Qual o oposto de “rígido”? Frouxo, exceto que não gosto muito dessa palavra. Não é uma palavra masculina, eu acho. Que tal flexionar?

Se você não quer parecer “rígido”, terá de flexionar pelo menos partes que você tem que flexionar. Em outras palavras, suas articulações, inlcuindo cotovelos, pulsos, dobra dos dedos, joelhos, tornozelo, e sim, até mesmo seus pés. Ok, você pode manter seus pés tão firmes quanto quiser. Mas geralmente quanto mais articulações flexionadas, mais natural irá parecer. E, claro, se levar isso ao extremo, você ficará estranho. A exceção é que você normalmente quer manter um  joelho reto na maioria do tempo. Caso contrário, irá parecer cambaio ou que está caindo. Ambos são péssimos.

Em fotografia as formas são criadas pelo contorno básico do assunto dominante na foto. Nessa foto, um modelo parado com o pesos iguais em cada perna, joelhos, braços e pescoço retos não é tão interessante de se ver.

Esta garota não é uma modelo profissional, mas ela parece bem relaxada e confortável posando do jeito que está. Veja como seu braço e pulso esquerdos estão ambos flexionados. Esses detalhes realmente fazem diferença quando estiver posando ou sendo posada. Se as fotos parecerem “rígidas” nas imagens de teste, tente flexionar algo. Claro, tente fazer isso apenas com aquilo que é para ser flexionado. Não tente flexionar o fêmur da modelo, por exemplo.

Perceba nessa foto, o modelo não-profissional parece bem natural no que está fazendo. Uma perna e ambos os braços flexionados. O espaço entre as pernas e o peso desigual nos dá a impressão de movimento. É como se o fotógrafo tivesse capturado “O momento”. Outra coisa nessa foto que faz também parecer “natural” é o desenho da mangueira.  Não, isso não é uma articulação mas está dentro do mesmo conceito. Curvas criam formas composicionais na foto, o que a faz mais interessante quando se olhar.

Autor: Michael Ray
Tradução: Goldemberg Fonseca
Fonte: Professional Photography 101
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s