Beleza pura!

Não é de hoje que, aos poucos, digamos, o movimento pela beleza natural vem ganhando mais e mais força nos meios de comunicação. Estão todos realmente começando a ficarem cansados da beleza idealizada que, se não bastasse a própria maquiagem, ainda passam pelos pincéis da “perfeição” photoshopiana. Seja a Dove mostrando, anos atrás em vídeo, o antes-depois  de uma sessão fotográfica,  seja a Elle francesa, em 2009, mostrando atrizes como Monica Belucci, Eva Herzigova, Sophie Marceau, e Charlotte Rampling em seu estado mais bruto de beleza, isso é muito interessante para que talvez os padrões de beleza realmente ou deixem de existir ou comece a ter um leque infinito de opções. Até mesmo coloco na lista do que já foi feito nesse caminho a edição Black Issue da Vogue Italiana, pois justamente vai contra a criação de estereótipos  de beleza ao dedicar toda uma revista a modelos negras. Porém, esse último exemplo foge um pouco desse texto sobre mulheres ao natural.

Campanha Louis Vuitton

Algumas novas ações foram feitas no intuito de diluir com os padrões estéticos. A Louis Vuitton tem em sua atual campanha modelos de caras limpas, mostrando todas as pequenas belas imperfeições que todos têm. Também podemos ver a top model Heidi Klum, aos 36 anos, de cara limpa na edição “As pessoas mais bonitas” da revista People, sem perder nada de sua beleza. Quer mais? A cantora norte-americana Jessica Simpson, não tendo nada mais para provar, também sua beleza crua na capa da edição de maio da revista Marie Claire. E indo um pouco mais além, a cantora norte-americana não quer mais que seus anúncios para a marca Candies não sejam mais retocados, e ainda pediu para soltarem fotos de um antes-depois  de uma campanha feita para a marca.

Acredito que, convenhamos, temos que usar a sensatez quando nos deparamos com campanhas desse tipo porque maquiagem nunca irá acabar, e retoques de photoshop muito menos. Ou certamente, daqui alguns anos, o que iremos ver alguma campanha justamente indo contra essa posição de beleza natural porque se tornou padrão.  O que devemos fazer é apenas deixar que qualquer tipo de padrão de beleza vá por ralo abaixo, e  que permaneça o bom senso de todos ao utilizarem qualquer modificador de imagem, seja ela maquiagem ou artifícios digitais.

Heidi Klum para People
Jessica Simpson para Marie Claire
Britney Spears para Candies
Manica Belucci e Eva Herzigova para ELLE
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