A mágica da luz

Levante a mão quem souber ter o controle da luz mais racional e menos intuitiva? É. Como imaginei. Apenas alguns sabem ir além da maneira intuitiva de lidar com diversas situações de luz e conseguir um bom resultado. E quando digo controle, não estou falando a respeito de onde se colocar os pontos de luz e assim obter um resultado predeterminado, porém sem saber o motivo por ter alcançado tal coisa. Eu mesmo me incluo nessa lista. Sei como algum resultado irá parecer por ter copiado de algum tutorial na internet, mas fico limitado à imitação, e se me derem um produto diferente provavelmente não conseguirei a mesma qualidade.

A minha indicação de leitura é justamente a respeito dessa lida com os diversos aspectos do uso da luz e seu comportamento. O livro “Light Science and Magic: An Introduction to Photographic Lighting”, de Fil Hunter, Steven Biver, Paul Fuqua, é uma leitura obrigatória para todos os fotógrafos independente de sua área de atuação. Com leitura fácil e acessível, o título dá ao leitor os princípios da iluminação, descrevendo em detalhes como se comportar ao iluminar superfícies como metal, vidro, plástico; como a luz funciona em extremos como branco no branco, preto no preto. Não lhe dá simplesmente o diagrama de luz. Ensina como a luz funciona e como obter o melhor em várias situações.

Minha única ressalva é por não haver uma tradução ainda para o português. Espero que isso aconteça o quanto antes para todos que todos se deliciem com tal leitura. É um título para ter na estante e sempre consultar.

Baixe aqui.
Compre aqui.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s