21º FEGAMS

Estive nos dias 16, 17 e 18 de julho, na cidade de Rio Brilhante-MS, fotografando voluntariamente o 21º  FEGAMS (Festival Sul-Mato-Grossense de Folclore e Tradição Gaúcha), mais necessariamente a parte onde aconteciam os disputas de dança entre os vários grupos dos CTGs do Estado de Mato Grosso do Sul. Como não tinha obrigação nenhuma além de fotografar quando bem e o que quisesse, passei algumas poucas horas registrando momentos que, talvez, não são percebidos por toda a multidão presente no salão principal, e o resto do tempo fiquei observando com mais atenção o que acontecia e também, no meio tempo, me divertindo com os amigos de lá.

Nesse tempo de observação, pude perceber que esse é o tipo de evento que envolve todos os tipos de boas emoções cabíveis ao ser humano, e isso faz com que seja um ótimo momento para fotografar e experimentar. De um lado, pessoas dançando, sozinhas ou acompanhadas, ao ritmo da música que embala a apresentação; de outro, grupos competidores em concentração aguardando o seu momento; e no restante, pessoas reunidas para torcida, enviando energias positivas para seu próprio grupo e energias negativas para os adversários. Sozinhas ou reunidas, em pé ou sentadas, era possível sentir o sentimento de diversão de todos ali presentes.

A maior parte de meu registro, sem dúvida nenhum, foi do grupo adulto da casa, Tropeiro Velho. Por ser amigo de todos há anos, isso me deu liberdade para acompanha-los e fotografa-los antes, durante e depois de suas apresentações. Interessante notar que o grupo todo passou por todos os tipos de momentos de estado de espírito, da felicidade plena em estar participando em casa ao choro inevitável por pequenos problemas internos.

Lembro-me claramente, às vezes até mesmo sem a câmera por perto, das lágrimas misturadas à felicidade após o término de sua primeira apresentação no dia 17, o sentimento de dever cumprido depois de, por exemplo, terem de passar parte da madrugada ensaiando e também construindo objetos de cena que seriam utilizados durante a dança; ou também das lágrimas infelizes após a apresentação do dia 18, pois depois de uma sequência de pequenos erros sabiam a vitória havia sido completamente comprometida, e que, consequentemente, não conseguiriam a vaga para o campeonato nacional, FENART, que acontecerá em janeiro de 2011 em Triunfo-RS.

Independente de qual tenha sido o resultado para todos os participantes, para mim fica a sensação de que um evento como esse merece uma atenção maior. Uma ação mais planejada para registrar melhor o que acontece durante os dias do evento, e também uma equipe de no mínimo dois fotógrafos para dar conta do recado. Ou, quem sabe, até mesmo um projeto nos moldes dos documentários feitos pela Media Storm, em que não é preciso muito para fazer um ótimo produto. Apenas fotos, pequenos vídeos e entrevistas para dar corpo a um bom conteúdo. Então, desde já, fica registrado minha vontade de fazer algo do gênero.

los foi o que me possibilitou fazer
Anúncios

Um pensamento sobre “21º FEGAMS

  1. adoreiiii as fotos em movimentos =) e as B&P dá aquele
    “clima” tao antigo, gostei das fotos… não sabia que existia
    esse tipo de envento no MS rss..

    beijosss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s