Ideias independem de câmeras

Está aí algo que acho digno de nota: o uso da criatividade independente de grandes equipamentos. Enquanto muitos acreditam que é possível colocar uma grande ideia apenas se tiverem a câmera mais avançada do mercado, outros pegam o que tem em mãos e criam algo fabuloso. Como isso é possível? Simples. Tenha certo o que quer fotografar, planeje, e, então, coloque em prática. E isso claramente diz que você precisar fazer o que for preciso, contando unicamente com aquilo que tem em mãos. Insisto mais um pouco nesse ponto. Vejo, e já vi diversas vezes fotógrafos, de qualquer categoria, limitando a própria capacidade criativa em razão de não possuírem determinado equipamento, e se esquecendo de que a câmera somente não faz nada sozinha.

O que possivelmente esteja acontecendo é a não consciência das próprias limitações, e assim erroneamente planejar algo que está muito além das próprias possibilidades e capacidades técnicas. É inspirar-se num ensaio feito para a Vanity Fair, querer copia-lo exatamente como feito, quando simplesmente se tem uma câmera de bolso. Exemplo chulo? Talvez. Mas válido.

por Adele Enersen
por Adele Enersen

Para corroborar com o escrito acima, pego o exemplo da fotógrafa/designer norte-americana Adele Enersen, criadora do projeto Mila’s Dream. Trata-se simplesmente de uma mãe querendo registrar o primeiro ano de seu bebê recém-nascido, Mila Nau Natalie, de uma maneira mais criativa, já que ela e o marido perceberam que as fotos que possuíam, eram apenas de ela dormindo. Como ela mesma diz em entrevista para o site Modern Kiddo, a ideia surgiu quando seu marido, que é músico, colocou sua batuta de condução na mão da filha adormecida no chão, o que a deixou parecida com uma esgrimista. Então, já no dia seguinte, Adele começou a criar cenários em cima do tapete da sala de estar, como se estivesse capturando os sonhos de sua filha, e utilizando elementos de casa como travesseiros, lençóis, casacos, toalhas. E para o espanto de todos a máquina utilizada por ela é nenhuma Hasselblad H4D ou Nikon D3s, mas simplesmente uma câmera de bolso Canon IXUS 750.

Outro projeto que cito, é o feito pelo fotógrafo alemão Jan van Holleben, que criou Dreams of flying. A ideia aconteceu quando estava fazendo um trabalho para uma galeria e editora de Paris. Para tal ação precisava produzir e fazer uma fotografia a cada hora durante 24h, e sem pré-produção ou planejamento, tudo no improviso. E foi numa passada por sua casa, durante uma mudança de local, que teve a ideia de fotografar uma criança vizinha montada num cachorro. Como obviamente o cão não aguentou o peso da criança depois de algumas tentativas, teve a ideia de coloca-los deitados no chão para simular a cena. Então, teve sorte por 5 segundos, o que foi tempo suficiente para conseguir o que queria. A partir daí, passou dois anos fotografando cenas baseadas em livros infantis, fazendo cenas nostálgicas terem vida. Sobre o equipamento fotográfico utilizado por Jan van Holleben, pelo o que puder observar em uma foto em seu site, onde o mostra fotografando uma cena, e também numa entrevista dada ao site Peta Pixel ao dizer que “que está de volta a sua câmera compacta, com ou sem flash, uma lente 28mm e nada mais”.

por Jan van Holleben
por Jan van Holleben

O que quero dizer com tudo isso? Se prenda a uma ideia, e não a um equipamento. Sabendo o que quer fazer, o que contar, facilita todo o trabalho, pois saberá como agir para fazer as coisas acontecerem. Mas o contrário não é verdadeiro. Não há como adaptar uma boa câmera a um vazio. Além do que, como sabemos, nem sempre o que nós vemos numa fotografia não é o suficiente para outras pessoas que veem a mesma cena. Por falta dessa preocupação sobre o que dizer, a imagem pode ter significado apenas para quem a fez.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s