Perfil de Gracia

Por Gracia Lee

Eu, sócia do Goldemberg Fonseca da 2G Fotografia, fiquei encarregada de escrever toda quarta-feira, algo para o blog.  E como tenho um pouco de dificuldade de escolher temas e escrever, o Gold (como chamo o meu sócio) sugeriu que escolhesse um fotógrafo que gosto muito e falar sobre ele. Gostei da sugestão, pensei bastante em quem escolher e resolvi falar sobre o fotojornalista alemão Thomas Hoepker que admiro muito e que acho o trabalho dele interessante. Mas ao escrever o texto sobre ele percebi que não o conhecia muito bem e não estava a fim de fazer um texto Ctrl C + Ctrl V da biografia dele e mudar algumas palavras. Assim, percebi que nunca tinha estudado profundamente sobre um fotógrafo, só tinha admirado e observado o trabalho dos fotógrafos e que ainda não tenho um favorito. Então pensei novamente, vi que nunca tinha falado sobre mim neste blog e me perguntei: “Por que não falar um pouco sobre Gracia Lee?”. Até porque deve ter muitos leitores que não me conhecem, pois sou quase nova neste blog, né? Enfim vou falar sobre MIM.

Sou filha de coreanos, nasci e cresci em Ponta Porã, 27 de fevereiro de 1988. Desde pequena gostava de fotografia, só que nunca nem na adolescência tinha pensado em trabalhar e seguir a carreira de fotógrafa. Um dia naquela crise existencial, pensando em que curso prestar e tal, vi na lista de cursos Tecnologia Produção em Multimídia. Vi a grade e gostei na hora, pois mexia com vídeo, áudio, web e fotografia, algo que adoro. E como sou “meio” ambiciosa resolvi fazer mais um curso, que é Letras com ênfases em Inglês. Pode ser um curso nada ver com outro, mas descobri que posso mixar os dois e fazer um trabalho bem bacana. Enfim, isso já é outra estória.

Bom, voltando a falar sobre mim, no curso de TPM tive aula de fotografia, e aos poucos comecei a gostar mais e mais, comprei uma câmera igual que utilizava na faculdade, que é Canon A630, e simplesmente apaixonei. Mesmo a câmera sendo compacta, atrevi a trabalhar com ela, e consegui ganhar uns trocadinhos e comprei minha primeira DSLR que é o 400D, conhecido também como REBEL XTi.  Com essa câmera acredito que finalmente decidi ser fotógrafa. Fotografei muito com ela e vi que o que gosto mesmo na fotografia é o fotojornalismo. Gosto muito da espontaneidade, me atrai de tirar “aquele” fato que aconteceu e pensar que poderá entrar pra história. Mas para o trabalho mesmo, tirei mais fotos de eventos e acredito que aprendi muito com essa prática.

Durante esses trabalhos amadores, conheci Goldemberg Fonseca, tornamos amigos, trocamos figurinhas sobre fotografia e não lembro muito bem como foi, mas tornamos sócio e montamos a 2G Fotografia. E estamos trabalhando juntos há quase 5 meses. Eu admito que estou aprendendo muito com o Gold,  até de gostar fotos de retrato (algo que não me interessava tanto), espero sempre aprender mais e mais para fazermos trabalhos de qualidade e ULTRAPASSAR nosso objetivos. Pouco de ambição as vezes faz bem, não?

Estas são algumas fotografias favoritas que tirei durante o “amadorismo”.

Weekend, Outubro/2008
Expo PJC / 2008
Marcha à Brasília, Outubro / 2007
A índia paraguaia, 2008
Deixe uma Resposta

