Na fazenda (parte 02): Sacrifício

Na manhã do mesmo dia em que fotografei minha família, um porco foi sacrificado para nos alimentar. A minha maior sorte foi ter sabido disso só quando o animal estava sendo desmantelado, tendo suas partes já separadas. Agradeço até hoje por terem feito isso enquanto dormia ou, certamente, não suportaria os guinchos de agonia do animal sendo sacrificado.

Lembro-me de estar ainda procurando por formas para fotos para fotografar, quando meu pai passou com dois grandes baldes em direção à casa do peão, para poder acomodar a grande quantidade de carne que havia rendido. Por curiosidade em saber como tudo estava ocorrendo por lá, fui até ao casebre, ao lado da casa do peão, para tirar algumas poucas fotos do serviço que, para mim, já estava praticamente finalizado. Para minha surpresa, ainda faltava muito para ser feito e, como mesmo o peão comentou, o dia passaria rápido pela quantidade de carne que ainda faltava para retalhar. Valendo-me disso, de pronto fui até à nossa casa buscar minha grande angular, pois o local era bem apertado, e não seria possível fotografar com a 105mm e muito menos com minha 50mm. A condição de luz estava ótima, possibilitando fotos com bastante contraste. A principal fonte de luz era da parte principal, e uma porção da iluminação veio através da pequena janela e deixou o ambiente um pouco mais claro. Por estar lidando com luz natural em ambiente fechado, foi preciso utilizar ISO 800 para ter uma boa profundidade de campo (f 5.6) e velocidade de obturador (1/200s) que me permitisse fotografar sem borrões pois estava sem tripé.

A grande lástima aconteceu desse dia para o outro, quando perdemos mais da metade em razão da falta de energia. Como a geladeira foi ligada apenas na noite de nossa chegada, não foi o suficiente para manter a temperatura correta para conversar a carne. Apenas o que estava no congelador se safou.

Confiram as fotos.



Deixe uma Resposta

